Confira como desenvolver uma boa leitura de jogo no Futsal! Confira como desenvolver uma boa leitura de jogo no Futsal!
Futsal

Confira como desenvolver uma boa leitura de jogo no Futsal!

Escrito por Unisport Brasil

A disputa de qualquer modalidade esportiva sempre envolve algum nível de estratégia. Mas quando nos referimos aos esportes coletivos, isso ganha uma importância ainda maior. Afinal, o sucesso de uma equipe depende de todos os jogadores trabalharem em harmonia para atingirem o mesmo objetivo. E o futsal está longe de ser uma exceção. Basta analisar as variantes do sistema defensivo do futsal, por exemplo, para constatar a relevância da estratégia nesse esporte.

Ao aplicar sistemas táticos de maneira eficiente, um treinador de futsal consegue extrair o que de melhor os seus atletas podem oferecer. Suas habilidades individuais e vantagens competitivas conseguem fazer a diferença, enquanto seus pontos fracos são atenuados pela ação coordenada dos companheiros de equipe.

Porém, é praticamente impossível treinar estratégias e colocá-las em prática nas ocasiões pertinentes sem que se tenha atingido um patamar razoável de conhecimento tático e capacidade de leitura de jogo. Por isso, vamos apresentar conceitos e métodos que todo treinador de futsal deve dominar para alcançar os melhores resultados. Venha conosco!

O que é leitura de jogo?

Leitura de jogo, em linhas gerais, é a capacidade de analisar o comportamento tático das equipes enfrentadas. Quais vulnerabilidades o oponente está demonstrando e como minha equipe pode explorá-las? Considerando-se as características do adversário e a maneira como ele está posicionado em quadra, a troca de passes é a forma mais produtiva para superar sua defesa ou seria melhor investir em contra-ataques?

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

Ao responder a essas e outras perguntas, um treinador com boa leitura de jogo consegue identificar rapidamente não somente oportunidades para chegar ao gol, mas também as fraquezas apresentadas pela própria equipe.

Note, contudo, que de nada adiantará o treinador ter a exata percepção de toda a dinâmica da partida à sua frente, se não contar com os meios necessários para mudar o curso dos acontecimentos a seu favor. Em outras palavras, a leitura de jogo é fundamental, mas torna-se inútil se não estiver acompanhada de uma variedade de estratégias previamente assimiladas pelos jogadores e prontas para serem adotadas no decorrer da partida.

O que é a tríade ensino-aprendizagem-treino?

Imagine que um treinador percebeu haver muita lentidão nos deslocamentos laterais dos adversários. Essa deficiência poderia ser bem-explorada por meio de uma sequência de passes rápidos, abrindo espaço para um chute ou uma infiltração. Contudo, como os jogadores da sua equipe não têm o fundamento do passe devidamente sedimentado, essa oportunidade é desperdiçada.

Esse é apenas um exemplo de como é difícil (ou, às vezes, até impossível) colocar em prática a estratégia planejada sem os recursos técnicos necessários para tanto. É nesse ponto que a tríade ensino-aprendizado-treino, crucial para os métodos pedagógicos da Educação Física, ganha importância.

Cabe ao treinador de futsal, em um primeiro momento, transmitir aos seus jogadores os fundamentos que fatalmente serão exigidos dentro de quadra, tais como condução de bola, drible, passe e finalização. Em seguida, é preciso garantir que os atletas tenham assimilado os métodos corretos de execução de cada fundamento.

Por fim, a repetição exaustiva dos movimentos fará com que eles se tornem praticamente automáticos e integrem o repertório de todos os atletas da equipe, na medida de suas habilidades e características individuais, obviamente.

Assim, uma vez implementada a tríade ensino-aprendizagem-treino, as variações de estratégias em situações de jogo, de acordo com o comportamento e características do adversário, podem ser exploradas plenamente.

Powered by Rock Convert

Como aperfeiçoar a leitura de jogo e colocá-la em prática?

Estude seus adversários

Analisar previamente as estratégias adotadas pelos adversários e elaborar táticas para torná-las menos eficientes é um excelente exercício para aprimorar a leitura de jogo. Estude os sistemas de ataque empregados, bem como as virtudes e deficiências de cada oponente. Identifique os jogadores mais habilidosos, que representam maior perigo para a sua defesa, e crie maneiras de dificultar a ação deles.

Ao estudar os oponentes com antecedência, o elemento surpresa é praticamente eliminado e a tendência é de que menos ajustes significativos precisem ser realizados no curso da partida.

Desenvolva as habilidades específicas dos seus jogadores

Nenhum atleta de futsal pode se dar ao luxo de entrar em quadra sem saber passar, driblar ou conduzir a bola, entre outros fundamentos. Contudo, dependendo da função que determinado jogador desempenha, é importante que ele seja um verdadeiro especialista em algumas habilidades.

O fixo, por exemplo, deve ter um passe certeiro e ser eficiente nos desarmes. Os alas precisam ser rápidos e ágeis, tanto nas transições, ofensivas e defensivas, quanto nos passes. Já o pivô deve ser especialista no domínio de bola e na finalização.

Dedicar-se ao aprimoramento das habilidades específicas de cada jogador fará, inevitavelmente, que a estratégia adotada produza melhores resultados.

Treine variações do sistema defensivo do futsal

A posse de bola é de suma importância no futsal por pelo menos dois motivos óbvios, mas que nunca podem ser esquecidos. Primeiro, pois, salvo raríssimas exceções, só marca gol o time que tem a bola nos pés. Em segundo lugar, porque enquanto o seu time tiver a posse de bola, dificilmente o adversário marcará um gol.

Portanto, o ato de recuperar a posse de bola é vital e está diretamente relacionado com o sistema defensivo adotado. Dependendo do adversário ou do momento da partida, a marcação por zona pode ser a mais adequada. Em outros casos, a marcação individual se mostra a mais eficiente. E quando a equipe adversária conta com um jogador tecnicamente diferenciado, o sistema misto muitas vezes é o escolhido.

De todo modo, treinar os diferentes sistemas de marcação e garantir que seus jogadores saibam exatamente quais funções devem cumprir em cada um deles sempre será um trunfo precioso.

Por que todo treinador deve permanecer atualizado?

A ciência do esporte está em constante evolução, aprimorando métodos e técnicas já existentes, incorporando conceitos de outras áreas do conhecimento e desenvolvendo novos processos pedagógicos. Soma-se a isso o grande impacto positivo que a tecnologia tem proporcionado ao fornecer dados e estatísticas extremamente confiáveis e úteis nos processos de tomada de decisão.

Assim, nunca foi tão importante quanto agora investir em capacitação e atualização. O universo do futsal, bem como o do esporte em geral, está sendo bombardeado diariamente com inovações relevantes, que fazem a diferença na formação e, principalmente, na performance do treinador.

A UniSport Brasil promove cursos presenciais e on-line voltados especialmente a treinadores. Fornecemos um vasto material didático, sempre primando pela qualidade, e contamos com um altíssimo nível de aprovação dos nossos alunos.

Quer saber tudo sobre o sistema defensivo do futsal, aprender novas metodologias de treinamento ou aprimorar sua capacitação profissional? Entre em contato agora mesmo!

Powered by Rock Convert

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This