Confira os passos para se tornar um treinador de handebol especializado! Confira os passos para se tornar um treinador de handebol especializado!
Handebol

Confira os passos para se tornar um treinador de handebol especializado!

Escrito por Unisport Brasil

Ser um treinador de handebol requer conhecimentos específicos para desenvolver jovens talentos e formar equipes verdadeiramente competitivas. Para tanto, é preciso aprender a organizar, planejar e desenvolver treinamentos, de forma a deixá-los cada vez mais eficientes, o que potencializa o rendimento dos atletas da base.

Para isso, é fundamental buscar maneiras de aprimorar as competências requeridas para se tornar um bom treinador de handebol. Nesse sentido, investir em uma especialização na área é fundamental.

Quer saber quais são os passos para se iniciar na carreira de treinador de handebol especializado? Então continue a leitura!

Invista em cursos de qualidade

Para ser um especialista em handebol e assegurar a reputação necessária para recrutar e treinar os melhores atletas do mercado, o ideal é você investir em cursos de qualidade, dando ênfase às especializações na área.

    Fique por dentro de novidades da área esportiva!

    Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

    Com esse conhecimento, você terá potencializado as suas capacidades de análises físicas, e poderá conhecer as regras do jogo, ou seja, aquelas que trazem mais velocidade, combinadas com habilidades específicas dentro de um esporte.

    Conheça o público-alvo do curso

    A especialização para treinador de handebol tem foco nos profissionais abaixo:

    • alunos e atletas na modalidade;
    • técnicos;
    • treinadores;
    • professores;
    • outros profissionais que tenham interesse em aprender e se formar como treinador de handebol.

    Esses são o público-alvo porque todos eles já apresentam mais afinidade com os esportes e, também, têm uma vivência anterior na preparação de atletas. Outro ponto a destacar é o conhecimento prévio acerca da anatomia humana e a preparação para a execução de exercícios físicos.

    Entenda a pedagogia do handebol

    Quando o profissional de educação física tem acesso à ementa da especialização do curso de handebol, ele aprende a gerir melhor os recursos disponíveis e as pessoas e a pensar estrategicamente, a fim de alcançar os resultados almejados.

    Com um conhecimento profundo sobre as habilidades necessárias para se fazer uma boa partida, é possível agir em diferentes momentos, instruindo os jogadores acerca das melhores decisões para o atleta no jogo de transição.

    Em um bom curso de treinador de handebol especializado, você aprenderá que existem inúmeras possibilidades de atacar em defesas abertas ou fechadas. Também conhecerá as técnicas que fazem a tática coletiva se diferenciar e promover os conceitos exigidos para a atuação desde a base.

    Nesse sentido, é possível orientar novos atletas que passam a surgir com distinções defensivas e ofensivas. Com isso, é possível obter mais equilíbrio no jogo, fazendo com que ele seja trabalhado de acordo com os estímulos adequados para cada perfil.

    Contudo, é preciso ter o conhecimento dos conteúdos teóricos para periodizar e planejar conforme a realidade de cada time, e esse conhecimento é encontrado em uma especialização em handebol. No curso, você vai aprender:

    • sistemas de ataque;
    • treinamento de goleiros, incluindo aulas teóricas e práticas;
    • como ensinar e desenvolver os fundamentos nos seus jogadores;
    • sistemas de defesa e transição.

    Fique atento ao suporte oferecido pelo curso

    Contar com os melhores profissionais do mercado como professores é fundamental para garantir um ensino de qualidade, que realmente fará a diferença no dia a dia.

    Powered by Rock Convert
    Powered by Rock Convert

    Por isso, é preciso procurar instituições de ensino sérias e capazes de oferecer toda a estrutura física para a prática do esporte. Esse modelo de “aprender fazendo” é crucial para tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, o que aumenta o engajamento dos alunos e, consequentemente, o nível do ensino.

    Verifique a validação do certificado

    Assim como acontece nos cursos de graduação, é importante consultar se a instituição de ensino tem registro e autorização no Ministério da Educação (MEC).

    Isso porque, sem o devido reconhecimento no órgão competente, o certificado não é válido, e o aluno pode encontrar dificuldade para atuar na área e ser reconhecido como um profissional capacitado.

    Conheça os professores

    Contar com bons professores é fundamental para absorver os conhecimentos, tanto teóricos quanto práticos. Nesse sentido, quanto maior a vivência desses profissionais, mais elevado será o nível do ensino.

    Professores com experiências em campeonatos nacionais e até em eventos internacionais têm uma vivência muito melhor, assim como uma visão mais ampla acerca das possibilidades que envolvem as estratégias de handebol.

    Logo, isso aumenta as chances do aluno adquirir um conhecimento mais aprofundado a respeito dos conteúdos, tendo a base necessária para transmitir esse conhecimento com muito mais autoridade.

    Uma boa especialização de handebol conta com aulas de três grandes especialistas de diferentes áreas. Esses profissionais conduzirão as aulas e transmitirão o conhecimento referente aos jogos de handebol, com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade dos seus treinamentos.

    Valide a estrutura física do local

    O curso de especialização em treinador de handebol conta com aulas práticas, por isso, é fundamental conferir se a instituição de ensino tem uma estrutura física adequada para que as aulas possam acontecer da melhor maneira.

    Uma quadra de handebol oficial é um retângulo medindo 20 metros de largura por 40 metros de comprimento. Em cada lado da quadra há uma área destinada ao gol. As laterais compreendem os dois lados maiores da quadra, e os lados menores recebem a denominação de linhas de fundo, nos dois lados das traves.

    Também é necessário um espaço de segurança no entorno da quadra de esporte, medindo 2 metros atrás das duas linhas de fundo e no mínimo de 1 metro ao longo das duas linhas laterais.

    Conheça o curso de especialização Unisport

    A Unisport é uma das pioneiras no Brasil na especialização em treinador de handebol. No corpo docente, você encontra nomes como o treinador Sergio Hortelan, e os conteúdos são divididos nos seguintes módulos:

    • jogo de transição;
    • desigualdade no handebol;
    • ataques contra defesas abertas;
    • modelo de Treinamento no Alto Desempenho — FC Barcelona e EC Pinheiros;
    • aulas teóricas e práticas na quadra.

    São dois dias de imersão para você se tornar um especialista completo em handebol. No curso, você vai aprender a periodizar, organizar e planejar treinamentos de handebol de forma estratégica, com abordagens teóricas e práticas.

    Como vimos ao longo desta leitura, ser um treinador de handebol especializado é possível com a ajuda de uma instituição de ensino séria e respeitada no mercado.

    Se você gostou deste artigo sobre os passos para se tornar um treinador de handebol, entre em contato para saber mais sobre o nosso curso de especialização!

    Powered by Rock Convert

      Fique por dentro de novidades da área esportiva!

      Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

      Sobre o autor

      Unisport Brasil

      Deixar comentário.

      Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

      Share This
      /* ]]> */