Veja como montar uma boa organização defensiva no futebol
Futebol

Veja como montar uma boa organização defensiva no futebol

Escrito por Unisport Brasil

Você já se perguntou por que alguns times apresentam defesas pouco vazadas? Geralmente, eles estão sempre nas primeiras classificações e conseguem aliar uma boa ação ofensiva à organização defensiva no futebol.

Na verdade, o modelo de jogo não prioriza somente a defesa, mas sim o conjunto de jogadas como um todo. Claro que a organização defensiva também é levada a sério, como um fator essencial para a vitória. O goleiro, inclusive, ganha um papel de destaque durante essa fase.

De qualquer forma, a equipe não deve apenas se defender ou atacar, mas sim treinar as estratégias e equilibrar esses momentos — organização ofensiva, transição ofensiva, organização defensiva e transição defensiva.

Quer saber como montar uma boa organização defensiva no futebol? Este artigo vai abordar as principais questões envolvendo esse assunto. Você também vai conhecer a importância do goleiro nesse processo. Acompanhe a leitura.

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

O que é a organização defensiva?

A organização defensiva é a situação na qual o adversário adquire a posse da bola e, então, passa a assumir a iniciativa ofensiva do jogo, conduzindo as jogadas. Por outro lado, esse acontecimento envolve o comportamento que é assumido pela equipe a partir do momento em que ela perde a bola. Para isso, ela deve se organizar de maneira adequada, a fim de evitar que o time oponente consiga desenvolver lances e fazer a finalização das jogadas.

Para entender as principais questões sobre a organização defensiva, os jogadores precisam conhecer melhor sobre a lógica do jogo e seus elementos — bola, traves, travessão, campo e zonas de risco. Além disso, também é importante saber as principais referências envolvendo a noção de espaço — áreas do campo, faixas, linhas, posicionamento dos jogadores, entre outros elementos.

Qual é o objetivo da organização defensiva no futebol?

Durante a organização defensiva no futebol, é necessária uma abordagem mais intensa. Nesse sentido, a equipe deve ter como objetivos reassumir a posse da bola, manter a bola, impedir que o time adversário consiga avançar nas jogadas e proteger a área do gol para evitar finalizações.

Você vai conhecer, a seguir, os principais princípios operacionais da organização defensiva no jogo de futebol. Acompanhe,

Recuperação da posse de bola

Assim que o seu time perde a posse de bola, a recuperação deve ser feita o mais rápido possível. Assim, quanto menos tempo a equipe oponente passar com a bola, menores serão as chances de os jogadores adversários construírem jogadas, realizando a finalização até o gol.

Para isso, tente manter a bola em circulação com a sua equipe o máximo de tempo que conseguir. Encontre espaços livres e brechas para que seu time possa avançar até a baliza do oponente.

Contenção do avanço da equipe adversária

Essa técnica consiste em impedir que os adversários avancem para que não entrem na sua área dentro do campo. Afinal, quanto mais os jogadores estiverem dentro do território do seu time, maiores serão as oportunidades de criar boas jogadas para tentar fazer o gol.

Defesa da meta

Antes de tudo, cabe esclarecer que a meta consiste no espaço mais relevante dentro do campo. Quando se trata do futebol, a meta é a baliza. Nesse sentido, o objetivo da equipe é defender o gol e manter o caminho da meta sempre fechado.

Quais são as principais estratégias para a organização defensiva?

As melhores estratégias de jogo durante o momento da organização defensiva no futebol são:

  • marcação individual;
  • marcação individual na zona;
  • marcação na zona;
  • marcação em zona pressionante;
  • marcação mista.

Como os times costumam sistematizar a linha defensiva?

Em regra, as equipes montam a estratégia defensiva com uma linha de 3 zagueiros. Além disso, o sistema de jogo com 4 defensores, do tipo 1-3-4-3, também costuma ser bastante utilizado. Por sua vez, a linha com 5 atletas ganhou destaque nos últimos anos, especialmente na Copa do Mundo. Além disso, a linha com 6 atletas também pode ser usada — para isso, são utilizados 4 jogadores na linha original e 2 pontas na posição das extremidades.

Qual a diferença entre organização defensiva e transição defensiva?

Ambas as estratégias se referem a momentos distintos. A transição defensiva é a fase do jogo que acontece entre a ação ofensiva e a ação defensiva. Ela consiste na perda da posse da bola durante a ação ofensiva e envolve os instantes em que a equipe que está sem a bola precisa se recompor e reorganizar a defesa.

Qual a diferença entre organização defensiva e transição ofensiva?

A transição ofensiva, por sua vez, é o período de tempo em que a equipe consegue recuperar a posse da bola e, então, começa a colocar em prática as suas ações ofensivas. Ela é considerada a primeira ação da equipe assim que ela reassume a posse da bola e é bastante breve.

Trata-se de um momento em que há um certo desequilíbrio. o qual envolve o comportamento nos primeiros segundos logo após a fase de conquista da posse da bola.

Nesse caso, algumas coisas podem acontecer: os jogadores tiram a bola da área de recuperação de forma horizontal para manter a posse ou tiram a bola de maneira vertical, com o objetivo de efetuar um ataque rápido ou até mesmo o contra-ataque.

Quais são os princípios estruturais da organização defensiva?

Confira as premissas envolvendo a organização e a sistematização da estratégia defensiva:

  • equilíbrio;
  • flutuação;
  • bloco defensivo;
  • pressing;
  • compactação;
  • temporização;
  • pressão no portador da bola;
  • direcionamento;
  • recomposição;
  • cobertura defensiva;
  • encaixe de área.

Qual é a importância do goleiro na organização defensiva?

Que o bom desempenho do goleiro é fundamental para proteger a meta (gol) todos já sabem. Mas, afinal, você conhece as principais funções do goleiro durante o processo de organização defensiva da equipe? Confira:

  • saber onde e como se posicionar;
  • saber onde os seus companheiros devem estar posicionados;
  • entender como o time deve se comportar durante esse momento do jogo;
  • prever resultados e se antecipar em jogadas com o objetivo de sempre proteger o gol;
  • manter uma comunicação clara e pontual com os jogadores que fazem parte da linha defensiva;
  • auxiliar os jogadores a se organizarem dentro de campo;
  • preparar-se para possíveis contra-ataques do time adversário.

Como vimos, a organização defensiva no futebol é o momento em que a equipe busca recuperar a posse da bola para, então, executar as ações ofensivas. Durante essa fase, o time deve limitar o espaço de atuação do adversário e colocar pressão, de forma a impossibilitar que o oponente consiga progredir dentro do campo e protegendo a baliza.

Entendeu como funciona o modelo defensivo nas partidas? Quer potencializar o desempenho dos seus atletas dentro de campo? Então, saiba agora como fazer uma ótima preparação física no futebol!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This
/* ]]> */