Você sabe como funciona o sistema de ataque do futsal? Descubra!
Futsal

Você sabe como funciona o sistema de ataque do futsal? Descubra!

Escrito por Unisport Brasil

O futsal é um esporte de caráter coletivo e competitivo que conta com 5 jogadores participando de cada equipe — perfazendo um total de 10 dentro da quadra. No Brasil, ele ganhou muita popularidade e é utilizado principalmente nas aulas de Educação Física ministradas para crianças e adolescentes dentro das escolas.

Nesse sentido, é importante entender como funcionam as regras e os métodos que norteiam essa atividade, em especial o sistema de ataque do futsal, uma vez que é por meio do desenvolvimento dessa habilidade que o time poderá se destacar dentro da quadra.

Por isso, nada melhor do que aprender mais sobre esse esporte. Se você é treinador ou educador físico, saiba que se qualificar na carreira é uma ótima maneira de adquirir conhecimentos técnicos e ganhar mais sucesso no meio.

Pensando nisso, neste artigo, você vai conhecer como funciona o sistema de ataque do futsal. Confira!

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

Como funciona o sistema de ataque do futsal?

Primeiramente, é importante mencionar que o sistema tático do futsal consiste na colocação espacial dos jogadores dentro da quadra com o intuito de anular, o máximo possível, as manobras ofensivas executadas pelo time adversário e confundi-los para, então, ter a chance de fazer gol — defender e atacar, respectivamente.

O sistema de ataque do futsal é escolhido levando em consideração as características físicas e as habilidades mais destacadas dos jogadores que compõem a equipe. Desse modo, é preciso observar alguns aspectos como:

  • o perfil do time adversário;
  • a individualidade dos jogadores da sua equipe;
  • o condicionamento físico dos jogadores do seu time e do time rival.

Quais são os tipos de sistema de ataque do futsal?

No caso de ataque, também é importante observar as táticas do futsal. Contudo, a movimentação dinâmica e a agilidade desse momento exigem uma maior flexibilidade e menos rigidez no posicionamento dos jogadores na área do ataque.

O sistema de ataque do futsal pode adotar as configurações: 2 x 2 e 3 x 1 – 1 x 3.

Sistema de ataque 3×1 ou diamante

Essa é a formação mais tradicional e uma das mais comuns no futsal. Esse modelo proporciona uma relação de equilíbrio entre o momento de defesa e o ataque. Nesse sistema, há o jogador direcionado especialmente para a parte do ataque, chamado de pivô, enquanto há o jogador fixo dedicado para fazer a defesa.

Seguindo a composição, existem dois jogadores que figuram como dois Alas, fazendo o vaivém de defesa e ataque — o Ala Direito e o Ala Esquerdo, e que servem para fornecer suporte para a defesa e para o ataque.

Desse modo, a formação 3 x 1 ocorre quando a equipe começa as manobras ofensivas com três jogadores, que vão se deslocando ao longo da quadra e buscando espaço livre para receber e tocar a bola até o jogador pivô.

Quando há a defesa, o jogador fixo deve se dirigir até a zona central enquanto os dois alas se deslocam até as duas zonas laterais da quadra. Já o pivô se coloca no centro da quadra, com o intuito principal de combater o adversário onde quer que ele esteja.

Sistema de ataque 1 x 3

A formação 1 x 3 ocorre quando o time está partindo para o ataque. Nesse sentido, a bola foi tocada para o jogador pivô e a seguir os alas avançam para o meio da quadra da equipe adversária para fazer manobras defensivas e tentar fazer o chute para o gol. Por outro lado, o jogador fixo só pode se deslocar para o setor defensivo em casos excepcionais.

Desse modo, os alas atuam juntamente com o jogador pivô no ataque, sempre procurando formar uma angulação favorável e partir para a finalização rápida. Esse sistema é conhecido por proporcionar muitas alternativas de ações ofensivas. Por isso talvez seja mais adotado por jogadores mais experientes e que já tenham um maior gabarito técnico.

Sistema de ataque 2 x 2 ou quadrado

Esse sistema tem como principal fundamento o posicionamento de dois jogadores na defesa e dois no ataque, ou seja, ele divide os quatro jogadores de linha do time em duas áreas: de defesa e ataque.

Trata-se de uma metodologia de jogo mais simples e, por isso, é o mais adotado em categorias menores, por times principiantes com pouca experiência e menos condições técnicas. Da mesma forma, ele não permite um grande leque de jogadas devido à posição dos jogadores dentro da quadra, o que deixa o ataque e a defesa vulneráveis e precisando de um apoio maior.

Como funcionam os tipos de ataque posicionado, rápido e contra-ataque?

Independente do modelo de esquema que o time adota, é importante verificar a maneira como a equipe está atacando ou como deveria executar o ataque mais corretamente. Nesse contexto, existem três tipos de ataque: posicionado, rápido e contra-ataque. Entenda um pouco mais sobre cada um a seguir!

Ataque Posicionado

Esse tipo acontece quando o time opta por manter a posse de bola e o controle da partida fazendo a troca de passes por meio de rodízios entre os jogadores e as movimentações no ataque, com o intuito de esperar a oportunidade ideal para fazer a finalização junto ao gol.

Ataque Rápido

Esse esquema é muito usado não para manter a posse de bola, mas sim para realizar uma troca rápida e curta de passes simples e, assim, proceder à finalização a uma grande ou média distância. É adotado principalmente quando equipe adversária parece ter uma superioridade técnica ou a marcação está muito acirrada.

Contra-ataque

Esse tipo de ação ofensiva surge da súbita recuperação da posse de bola defensiva. Esse ataque deve ser executado com rapidez e a máxima precisão, uma vez que a bola pode ser perdida, em virtude do maior número de jogadores do time adversário do mesmo lado da quadra.

Um sistema de ataque do futsal bem-feito envolve habilidades especiais e o conhecimento de técnicas sobre posicionamento e ações ofensivas, tudo com o objetivo de finalizar para o gol dentro da baliza do time adversário. Por isso, o ideal é fazer treinamentos constantes para atingir a coordenação perfeita entre toda a equipe.

Quer saber mais sobre como montar um sistema de ataque do futsal de qualidade? Nós podemos auxiliá-lo nessa tarefa. Entre em contato conosco. A UniSport Brasil é uma empresa especializada em cursos, treinamentos e projetos focados na área esportiva. Atuamos na gestão de projetos em esportes com uma equipe de profissionais altamente especializados!

Powered by Rock Convert

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This
/* ]]> */